A capital sul-mato-grossense será um dos principais polos da 16ª Semana do MEI, iniciativa nacional do Sebrae que, entre os dias 26 e 30 de maio, oferecerá palestras, cursos e atendimentos gratuitos para microempreendedores individuais e quem deseja formalizar seu negócio. Em Campo Grande, o destaque são as palestras magnas do dia 28 de maio, no auditório do Sebrae/MS (Av. Mato Grosso, 1661, Centro), com: o empreendedor digital Rick Chesther, conhecido pela frase viral “Pega a Visão”, e Manu da Peixaria, empresária que transformou um pequeno negócio em um dos melhores bares do Brasil. As inscrições para as palestras são gratuitas e podem ser feitas aqui.(https://ms.loja.sebrae.com.br/semana-do-mei-pega-a-vis-o-campo-grande-343825807)
O analista-técnico do Sebrae/MS, Gilmar Rosseto, destaca o propósito da ação em levar orientação prática aos microempreendedores. “Nosso foco é simplificar processos burocráticos, como a declaração anual de faturamento, que muitos ainda têm dúvidas. Queremos garantir que todos estejam regularizados e possam focar no que realmente importa: crescer seus negócios com segurança jurídica. Em Campo Grande, montamos pontos estratégicos de atendimento para resolver desde a regularização de débitos até a abertura de novos MEIs. Sabemos que formalizar-se é o primeiro o para ar crédito, emitir notas e garantir direitos previdenciários. É uma porta de entrada para o empreendedorismo sustentável,” complementa Rosseto.
Cases que inspiram: da água nas praias ao sucesso internacional
Às 19h do dia 28, Rick Chesther sobe ao palco para compartilhar sua trajetória de superação. Nascido em Minas Gerais e criado no Rio de Janeiro, ele começou vendendo água com apenas R$10 no bolso e hoje é autor best-seller e palestrante em universidades como Harvard. Sua palestra “Pega a Visão” promete desmistificar o empreendedorismo, mostrando como atitude e resiliência podem transformar realidades.
Logo após, é a vez de Manu da Peixaria, dona de um sushi-bar e do bar premiado como “Melhor do Brasil” pelo concurso Comida di Buteco. Em “Como Vender seu Peixe”, ela revelará estratégias práticas para empreendedores construírem marcas autênticas, fidelizarem clientes e aumentarem vendas mesmo com recursos limitados. Mostrando como erros e acertos a trouxeram até aqui e como pequenos ajustes no dia a dia podem gerar grandes resultados.
Serviços gratuitos e orientação personalizada
Além das palestras, o Sebrae/MS oferecerá durante toda a semana atendimentos presenciais e online para regularização de débitos, emissão de documentos (como a Declaração Anual do MEI), alterações cadastrais e formalização de novos negócios. Os serviços, disponíveis também em outros 59 municípios do estado, buscam reduzir a informalidade e fortalecer a economia local. Em Mato Grosso do Sul, os MEIs já representam 48,4% das empresas formais, com faturamento anual permitido de até R$81 mil e o a benefícios previdenciários.
Com 68.676 MEIs ativos – o equivalente a 54,7% do total de empresas formais na cidade –, Campo Grande reflete a força do microempreendedorismo no estado. Dados da Receita Federal (maio/2025) mostram que o comércio de vestuário, serviços de beleza e alimentação são os setores mais populares entre os MEIs locais, impulsionados por um perfil jovem e diverso: 44,8% dos registros são de mulheres.
Como participar
As atividades em Campo Grande são gratuitas, a inscrição deve ser feita apenas para as palestras no dia 28 de maio, devido à limitação de vagas. Ao todo, são dez pontos de atendimento em Campo Grande, os municípios Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Terenos e Sidrolândia, também contarão com atendimento na Sala do Empreendedor. Informações sobre serviços e endereços de atendimento podem ser consultadas no site: https://sebrae.ms/semanadomei
Serviço Palestra Magna Semana do MEI
Palestras “Pega a Visão” (Rick Chesther) e “Como Vender seu Peixe” (Manu da Peixaria)
Dia: 28 de maio (quarta-feira), às 19h
Local: Auditório do Sebrae/MS (Av. Mato Grosso, 1661, Centro – Campo Grande/MS)
Inscrições gratuitas: Clique aqui (https://ms.loja.sebrae.com.br/semana-do-mei-pega-a-vis-o-campo-grande-343825807)
Pontos de Atendimento em Campo Grande
Sede do Sebrae/MS – Av. Mato Grosso, 1661 | Horário: 8h às 17h
Sebrae Parati/Aero Rancho – Rua da Divisão, nº545 – Jardim Parati | Horário: 8h às 17h
Sala da Mulher Empreendedora SEMU – R. 15 de Novembro, 1373 – Centro, Campo Grande – MS, 79020-901 7h30 às 11h e 13h às 17h
Sala do Empreendedor Zé Pereira – Rua Eugênio Perón, nº676, Jardim Zé Pereira | Horário: 7h30 às 11h e 13h às 17h
Sala do Empreendedor Semades (Francisco Giordano Neto) – Rua Dr. Antônio Alves Arantes, nº263, Chácara Cachoeira | Horário: 7h30 às 11h e 13h às 17h
Supermercado Pires – Rua Jerônimo de Albuquerque, nº2336, Sala 8, Nova Lima | Horário: 8h às 17h
Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) – Rua 15 de novembro, nº390, Centro | Horário: 8h às 18h
Pátio Central Shopping – Rua Mal. Rondon, 1380, Centro | Horário: 8h às 17h
Léo Madeiras – Loja Campo Grande – Av. das Bandeiras, 1111 – Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79080-001 – 8h às 17h
Valdir Materiais de Construção – Home Center Moreninhas – Av. Gury Marques, 5257 – Vila Cidade Morena, Campo Grande – MS, 79079-005 – 8h às 17h
Mais informações sobre iniciativas de apoio ao empreendedorismo estão disponíveis na Central de Atendimento do Sebrae/MS, pelo telefone 0800 570 0800.