ASN MS
Compartilhe

Se os chocolates sobram, a criatividade empreendedora dá conta

Mesmo após o fim das datas comemorativas, negócios do setor de chocolates mantêm o ritmo com planejamento, reinvenção e estratégia
Por Beatriz Barreto e Rebeca Ferro
ASN MS
Compartilhe

As datas comemorativas são oportunidades valiosas para quem empreende com chocolates em Campo Grande/MS – seja na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Natal. Mas, quando o calendário vira e os pedidos diminuem, o estoque nem sempre acompanha o mesmo ritmo. É nesse momento que o comportamento empreendedor e o planejamento estratégico fazem a diferença para manter as vendas ativas e o negócio aquecido.

A fábrica de chocolates com identidade sul-mato-grossense, Angí Chocolates, é um exemplo de como o pós-data pode ser tão importante quanto o período de pico. A marca investe em ações contínuas, como degustações e eventos temáticos na loja física para manter a atenção e o relacionamento com o público consumidor, além de oferecer kits promocionais, contendo os produtos remanescentes com preços mais íveis e até mesmo, ideias de procedimentos para o e-commerce, como envio gratuito, formas facilitadas de pagamento ou mensagens via WhatsApp e e-mail para cativar os clientes.

“Sempre planejamos ações de giro de estoque. Valorizamos muito o reaproveitamento dos produtos respeitando os princípios da sustentabilidade. Outra das nossas estratégias é fazer lives com parceiros e influencers e, conteúdos para as nossas mídias sociais que ajudam o público a ressignificar o consumo de chocolate fora do calendário festivo, promovendo o chocolate como um alimento do cotidiano”, explica a empresária e fundadora da Angí Chocolates, Beatriz Branco.

É na Páscoa que ocorre o período de maior faturamento da Angí, pela alta demanda por ovos e barras de chocolate. A empresa aposta em campanhas que estendem o apelo da comemoração por semanas, como a “Chocolate para todos os dias”, focada em produtos menores, saudáveis e com ingredientes nativos. Assim, o “Dia das Mães” se transforma no “Mês das Mães” — e o mesmo se aplica ao Dia dos Namorados, que já movimenta o planejamento da empresa.

A Angí Chocolates conta com produções que carregam identidade sul-mato-grossense

Ainda neste mês, está previsto o lançamento da segunda loja física da Angí, um espaço onde o cliente poderá vivenciar o universo da marca, conhecer os ingredientes e as histórias por trás de cada produto e entender que, comprar chocolates, pode ir muito além do período sazonal das datas comemorativas.

Outro exemplo de empresa que se planeja para aproveitar as datas comemorativas é o ateliê Villara Chocolateria, que também tem na Páscoa seu valor volume de vendas, seguida pelo Dia das Mães e Dia dos Namorados. Neste sentido, para garantir a venda de todos os produtos temáticos e não se preocupar com o excedente da produção, a estratégia adotada foi a produção sob encomenda, com a cobrança de 50% do valor do produto na hora do pedido.

“No começo eu tive muito prejuízo de ficar com o estoque parado, não saber o que fazer e ter que ficar com aquele material guardado até o próximo ano. Com o tempo e com os cursos de capacitação, eu fui entendendo que é mais viável ser por encomenda”, conta a proprietária da chocolateria, Thays Santos.

Um dos principais focos de atuação do ateliê é a distribuição para outras empresas e, para entregar sempre os melhores resultados, a preparação para cada data começa muito antes. Apesar de manter um ritmo de entregas de janeiro a janeiro, nesses períodos comemorativos, há um aumento significativo de pedidos e, para manter a clientela, todo ano é preciso apresentar uma novidade como produtos personalizados. Além disso, os insumos para a produção de cada chocolate são adquiridos com semanadas de antecedência.

“Eu não fico no achismo sobre o que vou vender no próximo mês. Quando o mês acabar, já sei a quantidade que vou precisar, por causa de cada encomenda, então me preparo para pedir tudo antes. Neste ano, com a proximidade das datas, muitos clientes não esperaram para comprar os presentes e já fizeram os pedidos da Páscoa e do Dia das Mães juntos”, explica Thays Santos.

Produtos do ateliê Villara Chocolateria

Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Andréa Barrera, preparar-se para o pós-data é uma forma inteligente de manter o negócio estável e competitivo, oferecendo produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes mesmo após os picos de vendas. “Se preparar para esses períodos ajuda a manter um fluxo de caixa saudável, permitindo que o empreendedor invista em novas oportunidades e mantenha a estabilidade financeira do negócio. Pensando nisso, o Sebrae oferece diversas soluções, capacitações e consultorias para ajudar e contribuir com essa preparação”, conclui.

Mais informações sobre as ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou no site: ms.sebrae.com.br.