Firmando um compromisso conjunto pela transformação da cultura de inovação no município, o Pacto pela Inovação em Maracaju foi assinado nesta terça-feira (20) pelos integrantes do Ecossistema de Inovação da cidade, intitulado Plantar. A ocorreu durante a Showtec, maior evento de Mato Grosso do Sul voltado à apresentação de tecnologias para a produção agrícola, no estande da Prefeitura Municipal de Maracaju.
A solenidade contou com a participação de autoridades, entre elas, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, os conselheiros do Sebrae/MS: o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck; o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), Márcio de Araujo Pereira; além do prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.
“O Governo do Estado tem uma parceria sólida com o Sebrae no desenvolvimento dos ecossistemas de inovação. A do pacto aqui na Showtec, onde se respira pesquisa e inovação no agro, representa a possibilidade de consolidar um ecossistema forte em Maracaju, beneficiando os pequenos negócios e impulsionando os setores produtivos”, destacou o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

Para o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, o pacto representa o engajamento institucional em torno de um objetivo comum: transformar o cenário de inovação local. “Essa pactuação simboliza a união das instituições que compõem o ecossistema, fortalecendo os vínculos e viabilizando ações conjuntas em prol do desenvolvimento econômico da região. A inovação pode impulsionar os negócios locais e, além de despertar o interesse dos jovens, impactar todo o ambiente do agronegócio, proporcionando que os produtores locais utilizem a inovação no seu dia a dia”, afirmou.
A coordenadora do Ecossistema, Vanessa Bordin explica que a articulação entre poder público, setor produtivo, universidades e instituições de apoio ao empreendedorismo é apontada como essencial para consolidar Maracaju como polo de inovação. “Com essas quatro hélices, conseguimos reunir pessoas capazes de identificar demandas locais e construir políticas públicas que possam alavancar os projetos de desenvolvimento do município. Pensamos, inclusive, em atuar nas escolas, fomentando a cultura da inovação desde cedo. Maracaju vem crescendo e queremos torná-la referência em inovação”, disse.
As iniciativas do grupo buscarão tornar o Ecossistema Local de Inovação um polo integrador de ações e tecnologias inovadoras para o agronegócio e negócios locais. “A perpetuidade das empresas está ligada à sua capacidade de inovar. O ecossistema cumpre esse papel, tanto ao buscar soluções para o futuro quanto ao enfrentar os desafios do presente”, disse Gabrielle Terra Souza Netto, responsável pela gestão de pessoas e projetos do Grupo Água Tirada e integrante do Ecossistema.
O pacto prevê a criação de grupos de trabalho com objetivos como: promover o protagonismo empresarial e o empreendedorismo local por meio de ambientes de inovação; desenvolver habilidades e talentos para atender ao mercado regional; colaborar na atualização do marco legal; implementar estratégias de comunicação para fortalecimento do Ecossistema de Inovação de Maracaju; e monitorar indicadores que avaliem o impacto das ações.
Lançado em 2023 durante a própria Showtec, o Ecossistema Plantar conta com apoio do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Maracaju. Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, o pacto é fruto de um trabalho iniciado em 2021, com o programa Cidade Empreendedora, executado pelas instituições. “Maracaju está entrando no quarto ciclo do programa. É uma parceria que tem proporcionado a construção de políticas públicas e ações concretas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia no município”, afirmou.

Debatendo inovação
Além da do pacto pela manhã, a programação do dia incluiu, no período da tarde, um talk-show sobre inovação. O debate reuniu representantes do ecossistema local para discutir desafios e oportunidades da inovação em contextos municipais, entre eles: o secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, também conselheiro do Sebrae/MS; o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan; a empresária e professora de Empreendedorismo, Fabiana Paiva; e o gerente da UEMS no município, Alex Sandro Mühlen.
“Estamos dentro de uma feira de referência em tecnologia, que movimenta a economia local. Contar com um ecossistema que articula tantas instituições e empresas é um privilégio. A inovação está também em otimizar tempo, melhorar serviços e transformar a forma de trabalhar. Estamos confiantes em um futuro cada vez melhor para Maracaju”, declarou o prefeito Calderan.

O evento também atraiu profissionais do setor produtivo, como o médico veterinário Rogean Veiber, diretor comercial da HV Soluções. “O debate sobre inovação é muito importante. Percebo que o cenário no nosso estado é de sucessão familiar, então é fundamental ter ferramentas tecnológicas direcionadas para o agronegócio, porque elas podem otimizar cada vez mais a gestão. Além disso, também têm muito a contribuir para a sustentabilidade e o bem-estar animal. No projeto que desenvolvi, nós temos ferramentas para qualidade da água, em que otimizamos o tempo de limpeza dos bebedouros, dos açudes e dos reservatórios”, explicou.
Saiba mais sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae em: ms.sebrae.com.br, ou pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.